Clientes e Vendas

Inicio  Anterior  Seguinte

As opções relacionadas com o manuseamento de Clientes e Vendas são:

 

Tabela de zonas
Tabela de vendedores
Tabela de armazéns
Tabela de moedas
Ficheiro de clientes
Menu de vendas
Mapas de clientes
Mapas de vendas

 


 

No manuseamento do Ficheiro de Clientes pode não só efectuar todo o manuseamento de clientes, como pode também efectuar praticamente todas as opções de vendas:

 

Criar, anular e alterar fichas de clientes.
Procurar, localizar e filtrar clientes.
Imprimir lista de clientes filtrados.
Emitir praticamente todos os documentos (duplo clique na lista de clientes).
Visualizar documentos e opcionalmente imprimir uma 2ª via (duplo clique na conta corrente).
Efectuar pagamentos simples ou múltiplos na opção própria.
Consultar a conta corrente dos clientes.

 

Nas opções de Vendas pode emitir, dar pagamento e visualizar documentos. Com excepção da facturação de guias de remessa, todas estas operações podem ser efectuadas directamente no manuseamento do ficheiro de clientes.

 

Documentos que pode emitir:

 

Facturas com ou sem recibo
Vendas a Dinheiro
Guias de Remessa
Facturas de Guias de Remessa
Notas de Devolução
Notas de Crédito
Notas de Débito (2 tipos)
Avisos de Lançamento devedores
Avisos de Lançamento credores
Recibos (pagamentos)
Facturas Proforma
Guias de Transporte
Propostas de Fornecimento

 


Em todos os documentos que afectam stocks, se começar a referência com o sinal # essa linha é considerada manual e os dados respectivos são pedidos. Neste caso um produto assim emitido não afecta stocks.

 

Se pretender introduzir uma linha de comentário no documento, simplesmente não introduza nenhuma referencia e preencha directamente a descrição com o comentário que pretender.

 

Note que por uma questão de princípio, e para facilitar a leitura de mapas, não devem existir dois documentos com o mesmo número. Aconselha-se o uso de numerações diferentes, por exemplo, as Vendas a Dinheiro a começar em 1000, as Facturas a começar em 2000, etc.

 

O número dos documentos é introduzido automaticamente, e incrementado de 1 após a emissão do documento. Quando da instalação do programa deve usar a opção Utilidades » Configurar programa » Número dos documentos para introduzir o número do primeiro documento a emitir de cada tipo, e quantas cópias de cada documento.

 

 

Tópicos relacionados: Ficheiro de clientes

 

Anterior  Seguinte  Inicio da página