Não esqueça:

Antes de actualizar o programa deve fazer cópias de segurança.

Notas:

Se vai actualizar o seu programa verifique se a sua versão é compatível com a nova.

Para tirar dúvidas sobre o download e instalação reveja as instruções.
 

Downloads - Gestão Comercial AstorLite


Actualização de versão

Esta versão actualiza as versões anteriores da série 7 com uma licença certificada para a actual.

Esta versão só funciona se o número de série do seu programa for superior a 476600.

Se não instalar esta versão na mesma pasta que a versão licenciada, ou se a instalar numa pasta vazia, esta versão ficará em modo de demonstração.

Política de actualização


Instruções

Para instalar a actualização proceda da forma explicada a seguir.

Método A
  1. Faça cópias de segurança dos seus ficheiros actuais.
  2. Seleccione a hiperligação abaixo e escolha Executar ou Abrir. Se receber um aviso de segurança do Windows a perguntar se confia no emissor do programa, responda "sim".
  3. Assim que terminar o download o programa de instalação será executado.
  4. Se o programa não estiver instalado na pasta por defeito (astor\geslite) indique a pasta correcta no programa de instalação.
  5. Execute o programa como fazia normalmente. Os ficheiros necessários serão actualizados automaticamente.

Método B
  1. Faça cópias de segurança dos seus ficheiros actuais.
  2. Seleccione a hiperligação abaixo e grave o ficheiro iAstorLite.exe numa pasta temporária.
  3. Execute o ficheiro iAstorLite.exe e confirme a instalação.
  4. Se o programa não estiver instalado na pasta por defeito (astor\geslite) indique a pasta correcta no programa de instalação.
  5. Execute o programa como fazia normalmente. Os ficheiros necessários serão actualizados automaticamente.

Download da Actualização


Leia com atenção antes de instalar

Esta versão só funciona se o número de série do seu programa for superior a 476600.

  • Para verificar a compatibilidade entre no seu programa e seleccione Ajuda » Acerca do AstorLite. A versão e o número de série serão mostrados.
  • O programa só funciona em máquinas com o Windows XP, ou posterior.



Download do AstorLite 7.9.82 (9,1 MB) Download do AstorLite


Versões anteriores

No caso de ter problemas com a versão actual devido às alterações que foram introduzidas, poderá fazer o download e instalação de uma versão anterior:

Notas

  • Se quiser ser informado por mail sempre que houver uma actualização importante, subscreva a nossa lista de mail.



Histórico das ultimas actualizações

Versão 7.9.76 - 11/07/2017

  • O programa passou a detectar e corrigir automaticamente mais situações em que ainda não existia a informação necessária para a criação do ficheiro SAFT na versão 1.04.

Versão 7.9.71 - 30/06/2017

  • Actualização da exportação dos documentos de transporte para a versão 1.04.
  • Acertos e melhoramentos na exportação do ficheiro SAFT-PT 1.04.

Versão 7.9.70 - 15/06/2017

  • Actualização da exportação do ficheiro SAFT-PT para a versão 1.04.
  • Melhoramentos vários.



Versão 7.9.60 - 24/01/2017

  • Versão para 2017.
  • O programa de instalação passou a pedir o número de série da licença para evitar que a versão corrente seja instalada em licenças caducadas (o que iria impedir o funcionamento do programa).

Versão 7.9.52 - 30/12/2016

  • Actualização de manutenção.

Versão 7.9.50 - 30/06/2016

  • Melhoria da impressão da "quantidade e unidade" no impresso tipo #01 e #02.
  • Melhoria nos arredondamentos quando a facturação é efectuada em metros quadrados ou metros cúbicos.
  • Possibilidade de alterar a série dos documentos durante a facturação.
  • Melhorada a exportação de facturas simplificadas para o SAFT quando são emitidas com numero de contribuinte num PC remoto e depois importadas e exportadas no PC principal.
  • Melhorada a exportação do motivo de isenção de IVA para o SAFT quando este não está correctamente preenchido na ficha do produto ou na ficha do cliente (correcção automática).
  • Melhorada a verificação de datas incorrectas na exportação para o SAFT.
  • Melhorias várias e opções novas em alguns mapas do programa.
  • Pequenas melhorias no módulo de Folha de Obra.
  • Possibilidade de usar CAE diferentes por família de produto e respectivo acerto na exportação para o SAFT.
  • Actualização da assinatura digital do programa e da instalação.
  • Outras melhoria não documentadas.

Versão 7.9.44 - 27/05/2015

  • O programa passou a avisar quando se abre um novo cliente com um número de contribuinte já existente no ficheiro.
  • O mapa Recapitulativo de Clientes passou a usar o número de contribuinte para o seu apuramento. Clientes abertos varias vezes com o mesmo número de contribuinte são agora agrupados no mapa. As facturas Simplificadas atribuídas a clientes indiscriminados são agora incluídas quer tenham ou não ficha aberta no ficheiro de clientes.
  • O mapa de Resumo de Vendas passou a possibilitar a filtragem por Série e por Zona.
  • Melhorada a informação que é impressa nas impressoras de talões quando o documento não é uma Factura Simplificada.
  • Possibilidade de imprimir as Guias de Remessa e as Guias de Transporte nas impressoras de talões.
  • As Facturas Simplificadas passaram a imprimir alguns dados da firma automaticamente no caso de este não terem sido introduzidos na opção própria.
  • Melhorias na exportação do ficheiro SAFT incluindo a identificação e correcção automática de mais erros.
  • O comando directo REGENERAREXI passou a ignorar o acerto de produtos anteriores ao ano indicado.
  • Melhorias no tratamento dos clientes com "IVA de Caixa".

Versão 7.9.43 - 14/03/2015

  • Passou a poder efectuar "pagamentos múltiplos" a clientes com "IVA de caixa" ou se a própria firma tiver este regime.
  • Passou a poder efectuar "pagamentos por conta" a clientes com "IVA de caixa" ou se a própria firma tiver este regime.
  • O "Mapa de existências" passou a suprimir os valores zero e negativos para os armazéns superiores a 9.
  • Novo documento "Proposta" na versão PLUS do AstorLite.
  • Novo comando directo "VerProdutos" para acertar as referências e verificar os produtos isentos de IVA que estão mal preenchidos na ficha de produtos.
  • Possibilidade da 2ª via das facturas simplificadas não imprimirem os valores.

Versão 7.9.42 - 06/01/2015

  • A exportação do inventário para a AT foi actualizada para a versão 1.02 aprovada pela portaria 2/2015 de 06/01/2015.
    • Actualização para a versão 1.02 do ficheiro de validação
    • Botão para acesso directo ao portal da AT para envio do ficheiro
    • Criação de um novo campo no ficheiro de produtos para a indicação da categoria do produto. Por defeito, todos os produtos são exportados com o código M (mercadorias).
  • Possibilidade de reactivar a emissão de Fatura e Recibo a crédito. Configurável no ficheiro INI.

Versão 7.9.41 - 10/12/2014

  • Nova opção para exportar o inventário para um ficheiro que será necessário entregar à AT/Finanças até 31/01/2015.
  • A comunicação dos documentos de transporte foi actualizada para a versão 1.03 do SAFT PT.
  • Na lista de documentos de transporte a comunicar à AT, passou a ser possível retirar manualmente documentos dessa lista com uma opção que aparece carregando com o botão direito do rato.
  • A opções que exportam dados para a AT, passaram a aparecer num menu próprio com o nome AT/Finanças:
    • Exportação dos documentos de transporte
    • Exportação das vendas mensais ou anuais
    • Exportação do inventário em 31 de Dezembro

Versão 7.9.40 - 01/09/2014

  • As Faturas Simplificadas passaram a imprimir os vários motivos de isenção de IVA e a indicar o código AT respectivo.
  • A impressão de uma segunda via de uma Fatura Simplificada passou a imprimir o nome da cópia correctamente.
  • Nova opção para exportação do inventário para um ficheiro tipo CSV, conforme tem sido solicitado pela AT a várias firmas.
  • O Mapa de produtos vendidos passou a mostrar também o preço médio de custo actual dos produtos vendidos. Opcionalmente, pode também mostrar o lucro bruto baseado no preço de custo médio actual.
  • Alterações na Folha de Obra:
    • Corrigido o erro que ocorria quando se fechava a Folha de Obra com um documento que tinha de ser comunicada à AT (G.R. e G.T.).
    • Melhorado o carregamento de Obras em curso para a memória.
    • Quando se termina uma Obra são pedidos dados suplementares do documento (carga, descarga, transporte, etc.).
  • Nas Notas de Crédito (Devoluções) passou a aceitar até 30 caracteres para o número de referencia do documento a que diz respeito a devolução.

Versão 7.9.33 - 01/09/2014

  • Durante a exportação para o SAFT o programa passou a detectar mais um erro (valores incongruentes).

Versão 7.9.32 - 01/06/2014

  • Desde que foi introduzido o SAFT-PT têm havido varias alterações e melhoramentos, tanto da parte da AT, como da nossa parte. A partir do feedback recebido dos clientes e da lista de problemas mais comuns, introduzimos uma série de melhorias na exportação das vendas mensais pelo SAFT-PT:
    • Foi desactivada a exportação pela versão 1.01 do SAFT uma vez que já não é aceite pela AT.
    • Durante a exportação o programa passou a corrigir automaticamente mais erros, nomeadamente, alguns "Motivos de Isenção de IVA" inválidos, alguns valores incongruentes, alguns códigos de países inválidos, etc.
    • Quando carrega no botão "Exportar" o programa passou a fazer sempre uma pré-validação e não cria o ficheiro se detectar que este não vai validar na AT. Se estiver como "Supervisor" pode forçar que o ficheiro seja criado mesmo com erros.
    • A pré-validação e a validação na exportação passaram a detectar mais erros, além dos acima já expostos.
    • A pré-validação e a validação na exportação passaram verificar apenas os clientes e produtos que irão ser incluídos no SAFT referente ao período a exportar.
    • .
  • O programa passou a detectar e corrigir um erro que poderia acontecer nas seguintes condições:
    • Se tivesse um documento novo já completamente preenchido e antes de carregar no botão "terminar e imprimir" consultasse outro documento, ao voltar ao documento novo, dois totalizadores ficavam com valores errados.
    • Se tivesse um documento novo em elaboração (e ainda faltassem preencher valores e/ou produtos) e consultasse outro documento, NÃO EXISTIA PROBLEMA NENHUM.
  • A Fatura de Guia de Remessa passou a manter correctamente o motivo de isenção dos produtos isentos de IVA.

Versão 7.9.31 - 25/02/2014

  • Passou a ser possível fazer vendas com vários produtos isentos em que o motivo de isenção é diferente para cada produto. Nestes casos é necessário que o motivo de isenção esteja preenchido na ficha do produto.
  • Todos os tipos de documentos normais e suas variantes foram actualizados para prever a situação explicada no ponto anterior.
  • A versão 1.03 da exportação para o SAFT-PT foi actualizada para passar a incluir os vários motivos de isenção de IVA conforme explicado anteriormente.
  • Passou a ser possível indicar na ficha do cliente se este está isento de IVA e o motivo da isenção (por exemplo, clientes estrangeiros).
  • Passou a ser possível indicar na ficha do produto o motivo de isenção de IVA no caso de produtos isentos.
  • Passou a ser possível indicar na ficha do produto se este afecta ou não stocks. Todos os movimentos num produto que não afecta stocks são mencionados mas o total de existências mantêm-se a zero. Só é possível alterar esta opção enquanto o produto não tiver movimentos.
  • Passou a ser possível desactivar os avisos nas vendas a clientes indiscriminados quando o documento ultrapassa os 100 ou 1000 euros.
  • O novo documento Fatura-Recibo passou a poder ser opcionalmente impresso na impressora de talões.
  • A Folha de Obra passou a usar os descontos pré-definidos na ficha do cliente.
  • A consulta do manual em formato PDF passou a ser feita on-line para permitir que o cliente tenha acesso sempre à última versão disponível.
  • Actualizadas as várias ligações às páginas da AT, incluindo a versão 1.03 do validador do SAFT-PT.
  • Passou a poder terminar uma obra com Fatura-Recibo.

Versão 7.9.30 - 10/01/2014

  • O programa passou a ser compatível com o "Regime de IVA de Caixa", tanto para a própria firma, no caso de ter aderido ao regime, como para os seus clientes que tenham aderido (independentemente da adesão ou não da própria firma).
  • A exportação da vendas para o SAFT-PT passou a usar a versão 1.03 do ficheiro, conforme publicado na Portaria 274 de 2013. Por enquanto é ainda possível exportar nos formatos antigos se necessário.
  • Introduzido o novo documento Fatura-Recibo. Este documento funciona exactamente como as antigas Vendas a Dinheiro.
  • O programa passou a ter uma gestão completa de "Séries de documentos". É agora possível mudar a série dos documentos sem sair do programa e sem mudar parâmetros manualmente.
  • A Tabela de Meios de Pagamento e toda a gestão de meios de pagamento foram actualizados para obedecerem às normas legais introduzidas recentemente. O programa irá actualizar parcialmente a tabela, mas será necessário um preenchimento por parte do utilizador para que estas fiquem completamente actualizadas.
  • O numero de contribuinte dos clientes passou a ser verificado em pormenor (Check Digit).
  • Foram considerados mais os seguintes pontos referentes ao Oficio Circulado 50001 de 2013:
    • 2.2.3. Os documentos deverão na sua impressão conter a data no formato do SAF-T(PT) – “AAAA-MM-DD” (sem aspas), a série a que o documento pertence e depois a numeração sequencial própria, exclusivamente numérica.
    • 3.3.3. Não permitir a alteração do NIF, numa ficha de cliente já existente e com documentos emitidos. Só pode permitir a alteração da denominação e da morada desse cliente, se tal vier a acontecer, pois o NIF manter-se-á nesses casos.
    • 3.3.4. Não permitir a alteração do nome e da morada numa ficha de cliente já existente e com documentos emitidos, mas cujo NIF não foi fornecido (neste âmbito não é considerado o NIF do cliente genérico 999999990), Neste caso poderá ser averbado o NIF em falta e após esse averbamento actuar de acordo com o ponto anterior.
    • 3.3.5. Não permitir a alteração numa ficha de produto já existente e com documentos emitidos, do campo 2.4.4. – Descrição do produto ou serviço (ProductDescription).
  • O versões Base e PLUS do AstorLite passaram a incluir os meios de pagamento.
  • Melhoramentos genéricos nas várias tabelas do programa.
  • A versão base do AstorLite passou também a ter controle de meios de pagamento.

Versão 7.9.30ß - 02/01/2014

  • Versão inicial com as alterações introduzidas na versão 1.03 do SAFT-PT.





Versão 7.9.26 - 15/10/2013

  • Possibilidade de o programa aceitar os preços com IVA incluído nas faturas (configurável directamente no ficheiro INI).
  • O tipo de documento #10 passou a imprimir os códigos do documentos de transporte num local diferente (saía sobre impresso em algumas situações).

Versão 7.9.25 - 14/08/2013

  • Tanto o programa de instalação como o executável principal do programa, passaram a ser assinados digitalmente.
  • Pequenos acertos de manutenção.
  • Corrigido um problema quando se fechavam várias Folhas de Obras seguidas depois de fechar uma Folha de Obra com a opção Fatura e recibo PP.

Versão 7.9.24 - 08/07/2013

  • O programa passou a acertar a hora de inicio de carga se esta for inválida. Por exemplo, 16H65 ou 16H (sem minutos).
  • Na comunicação de guias de transporte referentes a transferências de armazém, o programa passou a criar internamente um cliente que é a própria firma (exigência das normas do SAFT).

Versão 7.9.23 - 03/07/2013

  • A AT actualizou em 2 de Julho a rotina para importação das vendas que passou a usar a nova norma do ficheiro SAFT-PT. O programa passou a usar a nova norma por defeito (ainda é possível seleccionar a norma antiga manualmente).
  • A comunicação de documentos de transporte não valorizados (a zero) foi corrigida e já é aceite pela AT.
  • As transferências de armazém passaram a ser comunicadas à AT.
  • A configuração da comunicação dos documentos de transporte foi melhorada:
    • A pasta de gravação do ficheiro e a pasta onde o programa vai buscar o ficheiro de resultados passou a ser parametrizada individualmente.
    • Pode indicar que todos os documentos são comunicados em diferido. Neste caso, quando emite um documento de transporte, este não é comunicado automaticamente e necessita de seleccionar a opção própria mas Utilidades.
    • Pode desactivar completamente a comunicação de documentos de transporte. Esta opção é útil no caso de clientes que não estão abrangidos pela obrigatoriedade de fazer a comunicação.
    • A configuração está também disponível em Utilidades » Configurar programa » Documentos de transporte.

Versão 7.9.22 - 28/06/2013

  • Actualização do manual e integração com a versão on-line.
  • Pequenas correcções no programa, nomeadamente, a emissão de Nossa nota de devolução a fornecedores.
  • Pode parametrizar se o cliente é Consumidor final ou Estrangeiro durante a emissão dos documentos de transporte.

Versão 7.9.20 - 25/06/2012


Actualização para as normas legais que entram em vigor a partir de 1 de Julho de 2013.

  • Comunicação dos documentos de transporte para a AT.



Versão 7.9.12 - 05/06/2013

  • Controle de faturas pagas parcialmente. Durante o pagamento individual de uma fatura pode indicar que deseja efectuar apenas um pagamento parcial e indicar o valor recebido
    • Esta opção ainda irá ser melhorada.
  • O Mapa de Documentos a Receber foi alterado de forma a passar a ter em conta as faturas pagas parcialmente.
  • O Mapa de Pedidos de Pagamento foi alterado de forma a passar a ter em conta as faturas pagas parcialmente.
  • Alterações e melhoramentos no módulo de Folha de Obra:
    • O numero do cliente pode ser procurado pelo numero ou pelo nome.
    • Quando se termina uma Obra o programa passou a bloquear o acesso até que o documento esteja já a imprimir.
  • A actualização de preços com IVA incluído passou a usar o numero de casas decimais definidas para os valores unitários.

Versão 7.9.11 - 20/03/2013

  • Alterações e melhoramentos na exportação de vendas para o SAFT-PT:
    • A exportação de documentos passados a consumidores finais com o número de contribuinte preenchido foi melhorada e corrigida.
    • A exportação do ficheiro de clientes foi melhorada.
    • Corrigido automaticamente mais um erro do utilizador.
  • Melhorado o controle de crédito quando se emite uma fatura:
    • A janela com o resumo do crédito passou a mostrar a data e o número do documento mais antigo em dívida, assim como o número de dias que o documento tem.
    • O limite de crédito passou a poder usar dias ou valores. Um limite de crédito entre 2 e 99 é em dias, igual ou superior a 100 é em euros.

Versão 7.9.10 - 15/03/2013

  • Alterações de acordo com o Manual de Integração de Software disponibilizado pela AT em 28 de Fevereiro:
    • A exportação das vendas mensais passou a exportar apenas os clientes que tiveram movimentos no período indicado.
    • Os documentos para clientes finais com o numero de contribuinte 999999990 passaram a escrever Consumidor Final no numero de contribuinte, uma vez que a AT indica que esse numero deve ser usado exclusivamente para a exportação para o SAFT.
    • Acrescentado um novo código de isenção de IVA conforme a nova tabela.
    • Alterada a descrição de alguns motivos de isenção de IVA de acordo com a nova tabela publicada.
  • A exportação para o SAFT passou a detectar e corrigir automaticamente durante a exportação mais dois erros do utilizador.
  • O mapa de Resumo de Vendas passou a dar a possibilidade de imprimir o numero de contribuinte em vez do numero de cliente. Esta possibilidade facilita quem optou por preencher manualmente as vendas mensais no portal da AT.
  • Melhorada a forma como o programa "relembra" os dados dos Consumidores Finais.
  • Desactivadas definitivamente algumas opções obsoletas que já não fazem sentido na versão corrente com as normas legais em vigor.

Versão 7.9.08 - 27/02/2013

  • Versão de manutenção.

Versão 7.9.07 - 20/02/2013

  • Alterações e melhoramentos na exportação de vendas para o SAFT-PT:
    • O programa detecta e corrige automaticamente mais dois erros do utilizador.
    • Possibilidade de forçar a exportação com uma determinada série de documentos mesmo que originalmente os documentos não estejam configurados com essa série.
    • Corrigida a identificação da Região Autónoma do Açores na tabela de IVA do SAFT (TaxCountryRegion).

Versão 7.9.06 - 14/02/2013

  • No dia 11 de Fevereiro a AT deixou de aceitar as versões completas do ficheiro SAFT-PT para o envio mensal das vendas.

    Para facilitar a exportação com as novas regras, foram introduzidas as seguintes alterações na exportação de vendas para o SAFT-PT:
    • Por defeito, a exportação é a versão simplificada, ou seja, a exportação mensal. Para a exportação completa, em caso de fiscalização, deverá desmarcar a caixa que diz Exportação mensal de vendas.
    • Os vários botões de acesso aos validadores da AT foram desactivados uma vez que nenhum deles foi actualizado pela AT e, portanto, nenhum deles valida os ficheiros actuais.
    • Na exportação mensal, a pré-validação deixou de testar o ficheiro de produtos uma vez que este já não é enviado.

Versão 7.9.05 - 07/02/2013

  • O mapa Resumo de Vendas passou a poder mostrar os valores das vendas ou os valores para a contabilidade. No primeiro caso não soma os valores dos recibos e dos avisos de lançamento.
  • A Fatura Simplificada passou a imprimir o meio de pagamento quando este é diferente de "normal".
  • Alterações e melhoramentos na exportação de vendas para o SAFT-PT:
    • A pré-validação passou a validar o código do País do ficheiro de clientes segundo a tabela internacional em vigor.
    • A pré-validação passou a validar o tamanho total das duas linhas da morada (máximo de 60 caracteres).
    • A exportação passou a corrigir automaticamente o nome da firma quando este ultrapassa os 60 caracteres de comprimento.
  • Novo código interno para auto-configuração da impressora de talões (uso interno avançado).

Versão 7.9.04 - 05/02/2013

  • Alterações e melhoramentos na exportação de vendas para o SAFT-PT:
    • A pré-validação passou a validar a integridade dos ficheiros de clientes e produtos avisando quando existem conflitos e mostrando quais são.
    • A exportação passou a corrigir automaticamente os conflitos de integridade dos ficheiros de clientes e produtos. Esta operação faz com que o ficheiro seja exportado sem erros mas não garante a consistência dos dados. Por outras palavras, o programa omite os erros mas não pode adivinhar o que está em falta.
    • A exportação passou a preencher mais dados que estejam em falta, mas, mais uma vez, não se garante a consistência desses dados, pois o programa não pode adivinhar o que está em falta.
    • A exportação passou a corrigir automaticamente os documentos que foram emitidos por engano com valor zero.
    • A exportação passou a corrigir automaticamente o local da conservatória quando este tem acentos, uma vez que os caracteres portugueses não são válidos no portal português da AT.
    • O acesso à validação no portal da AT passou a avisar dos erros que existem no próprio validador da AT (as faturas simplificadas não são válidas mas as vendas a dinheiro que já desapareceram ainda são válidas).
    • A opção de compatibilidade com o XSD antigo passou a avisar que não pode ser usado para a exportação definitiva.
    • A opção de exportação simplificada passou a avisar que não é validada no portal da AT.

Versão 7.9.03 - 01/02/2013

  • Alterações e melhoramentos na exportação de vendas para o SAFT-PT:
    • Criado um vídeo com um exemplo completo das várias opções incluindo pré-validação, gravação, validação e envio.
    • A pasta de destino por defeito do ficheiro passou a ser a pasta Os Meus Documentos que também é a pasta por defeito onde os programas da AT vão buscar os ficheiros.
    • A exportação para o SAFT-PT corrige automaticamente mais um erro do utilizador.
  • O programa passou a fixar o nome da impressora de talões associada ao computador onde se encontra instalada. Esta opção permite que em sistemas de rede a impressora de talões tenha nomes diferentes de computador para computador.
  • Já não é necessário reiniciar o programa quando se alteram os dados da firma.
  • Corrigido um erro que ocorria ocasionalmente nas Faturas Resumo de Guias de Remessa quando existiam várias linhas de produtos iguais com preços unitários diferentes.
  • Acrescentada uma nova impressora de talões com a impressão em modo gráfico e com papel de 7,5 cm úteis de largura de impressão. Testado com a impressora portátil Zebra RW 420.

Versão 7.9.02 - 20/01/2013

  • Acrescentado o código M16 - Isento Artigo 14.º do RITI à lista de motivos de isenção de IVA.
  • Possibilidade de serem acrescentados pelo utilizador até três novos códigos à tabela de motivos de isenção de IVA.
  • Possibilidade de indicar o código do País no ficheiro de clientes.
  • Possibilidade de indicar o tipo de produto (ProductType) no ficheiro de produtos (Produto/Serviço/Outro).
  • Reintroduzida a opção de imprimir Faturas, Recibos e Notas de Crédito nas impressoras de talões.
  • Alterações e melhoramentos na exportação de vendas para o SAFT-PT:
    • Algumas omissões de informação que é obrigatória, são automaticamente preenchidas com um texto estandardizado para evitar erros na validação.
    • O local da conservatória é formatado de forma a não acusar erro quando o nome da cidade tem varias palavras. Por exemplo, Vila Real passa a Vila-Real.
    • Nova opção para pré-validar os dados a exportar. A maioria dos erros comuns são detectados nesta opção e podem ser corrigidos antes de criar o ficheiro.
    • Nova opção para ir directamente para a página do Validador do SAFT da AT/Finanças.
    • Nova opção para ir directamente para a página do E-Fatura da AT/Finanças (para entrega do ficheiro).
    • Nova opção para ir directamente para a página de FAQ (perguntas frequentes) da AT/Finanças.
    • Duas opções novas para irem directamente para as páginas de download das aplicações off-line para validar os ficheiros SAFT (AT/Finanças).
    • Exportação do código do País conforme personalizado no ficheiro de clientes (antes exportava sempre como PT).
    • Exportação do tipo de produto conforme especificado no ficheiro de produtos (Produto/Serviço/Outro).
  • A reimpressão de Faturas Simplificadas que se encontram anuladas, já sai correctamente quando estão configuradas para serem impressas com o formato igual ao das Faturas.

Versão 7.9.01 - 05/01/2013

  • As Faturas passaram a poder ser passadas a clientes indiscriminados desde que não ultrapassem os 1000 euros sem IVA.
  • Passou novamente a poder fixar o motivo de isenção de IVA por defeito.
  • Melhorada a impressão das Faturas Simplificadas quando a impressora não imprime caracteres portugueses.
  • A Fatura Simplificada passou a imprimir o contribuinte 999.999.990 quando este não está preenchido.
  • Aviso quando a Fatura Simplificada ultrapassa os 1000 euros sem IVA.
  • Acerto de pequenos pormenores em vários pontos do programa.
  • Acrescentados dois tópicos no manual. Um sobre a exportação das vendas para a AT e outro com um exemplo passo a passo deste processo.
  • Corrigido o mapa Folha de Caixa por Produto.
  • A versão PLUS passou a poder emitir documentos internos.

Versão 7.9.00 - 10/12/2012


Actualização para as normas legais que entram em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2013.

  • As Vendas ao Balcão ou Talões de Venda desapareceram e foram substituídos pelo documento Fatura Simplificada. A Fatura Simplificada, para todos os efeitos, funciona exactamente como as antigas Vendas ao Balcão, com duas excepções; para venda de produtos não podem ultrapassar 1000€ e para venda de serviços não podem ultrapassar 100€.
  • A Vendas a Dinheiro desapareceram e passa a ser usado o documento Fatura. As Faturas passam a incluir tanto as vendas a crédito como as vendas a dinheiro.
  • A exportação para o ficheiro SAFT-PT passa a ter variantes destinadas a facilitar a exportação das vendas para o ficheiro que terá de ser enviado para as Finanças todos os meses até ao dia 8.
  • O ficheiro SAFT-PT foi também alterado de forma a incluir os novos códigos e outras pequenas alterações que foram introduzidas.
  • Os documentos oficiais passam a ser só quatro, Faturas, Faturas Simplificadas, Notas de Crédito (devoluções) e Notas de Débito. Os outros documentos não oficiais (por exemplo, Avisos de Lançamento) passam a estar disponíveis num nível em separado para não criarem dúvidas de utilização.
  • O programa introduziu o conceito de Fatura a crédito e Fatura a débito (Pronto Pagamento). Note que, para efeitos legais e em termos de numeração, apenas existe um tipo de Fatura.
    • A Fatura a crédito é a fatura normal que sempre existiu e que entra na lista de documentos a receber até que seja liquidada.
    • A Fatura a Pronto Pagamento (substitui a Venda a Dinheiro) é considerada automaticamente como tendo sido imediatamente paga (emite um recibo) e não entra na lista de documentos a receber.
  • Praticamente todos os mapas que incluem uma lista de documentos de vendas ou produtos vendidos foram actualizados para passarem a incluir as Faturas Simplificadas.
  • Pequenos ajustes na impressão em 40 colunas para satisfazer as novas normas legais para as Faturas Simplificadas.
  • Nos documentos com produtos isentos de IVA, o programa passou a mostrar a tabela oficial de motivos de isenção e só deixa escolher uma das hipóteses apresentadas.
  • Apenas as Faturas Simplificadas podem ser impressas em impressoras de talões. Desapareceu a hipótese de usar estas impressoras para outros documentos.



Versão 7.8.05 - 28/11/2012

  • O suporte remoto através do QuickSupport do TeamViewer passou a estar integrado no próprio programa. Acesso em Ajuda » Suporte remoto on-line.
  • Acesso rápido à lista das ultimas actualizações do programa. Acesso em Ajuda » Ver ultimas actualizações (on-line).
  • Várias melhorias nos mapas de Resumo de Vendas.
    • Os totais deixaram de ser uma soma de controle e passaram a reflectir o total de vendas, ou seja, abate os créditos, ignora os recibos e A.L. e soma os restantes documentos.
    • Nunca é impresso o valor de IVA nos recibos (já não existem recibos de adiantamento).
    • Pequenos acertos estéticos.
  • A exportação para o SAFT-PT detecta mais erros do utilizador e faz a sua correcção automaticamente.

Versão 7.8.04 - 25/09/2012

  • O mapa de Produtos vendidos passou a considerar a referência quando é pedida a ordenação por descrição.
  • Possibilidade de criar um tempo de espera (em milisegundos) após a introdução da referência nas vendas, para os leitores de códigos de barras que não actualizam a informação a tempo.
  • Melhorada a duplicação de documentos a partir da cópia para a memória.

Versão 7.8.03 - 19/06/2012

  • Corrigida a descrição das cópias nas segundas vias das vendas ao balcão.
  • Os documentos tipo #26 passaram a imprimir a imagem com os logotipos de certificações (se existirem).

Versão 7.8.02 - 07/05/2012

  • As Vendas ao Balcão passaram a imprimir sempre o nome da cópia (original, duplicado, etc.).
  • As Faturas de Guias de Remessa já permitem faturar produtos com os preços unitários em M2 ou M3, nomeadamente nos documentos tipo #14.

Versão 7.8.01 - 30/04/2012

  • Iniciado o interface que permite personalizações específicas para os mercados de Angola, Moçambique e Espanha.
  • Possibilidade de usar determinadas opções ou documentos personalizados específicamente para um cliente, sem afectar a possibilidade de actualizações futuras para esses clientes.
  • Pequenas correcções ortográficas.
  • Novo tipo de documento baseado no #16.
  • Possibilidade de opcionalmente usar qualquer tipo de código para referências manuais. Configurável no INI.
  • Reintroduzido o documento tipo #21.

Versão 7.8.00 - 20/03/2012

  • Actualização para as normas legais que entram em vigor a partir de 1 de Abril de 2012.



Versão 7.7.10 - 20/02/2012

  • Actualização de manutenção. Preparação interna para melhor compatibilidade com a próxima versão. Esta é a última versão da série 7.7 e a que deve ser usada para clientes que adquiriram a última actualização em 2010 ou antes.

Versão 7.7.09 - 10/01/2012

  • Na abertura ou alteração de produtos o programa já só aceita as taxas de IVA actuais.
  • Por vezes o valor total do documento no écrã não era actualizado nas Vendas ao Balcão quando estava activada a opção de linha seguinte automática.

Versão 7.7.08 - 25/11/2011

  • Possibilidade de indicar um ficheiro de configuração INI diferente através do atalho de acesso ao programa. Por exemplo, AstorGes /INI1 em que 1 pode variar entre 1 e 9 ou A e Z.

Versão 7.7.07 - 15/11/2011

  • Possibilidade de imprimir o nome da moeda em que é impresso o documento (documentos tipo #01 e #02).
  • Acertados pormenores na apresentação nas contas correntes quando existem Talões de Adiantamento e Talões de Reembolso.
  • Publicada informação sobre o funcionamento dos Talões de Adiantamento e dos Talões de Reembolso.
  • O nome dos ficheiros na exportação de movimentos para o SNC pode opcionalmente incluir a data (ano e mês).
  • Se o programa estiver configurado para usar um ficheiro de configuração (INI) privado, pode alterar a localização do ficheiro privado directamente no ficheiro INI.
  • Corrigido o erro quando se repõe um documento como não pago na conta corrente de clientes.

Versão 7.7.06 - 24/09/2011

  • Opcionalmente pode optar por não imprimir os dados da firma nos documentos tipo #16.
  • A percentagem de retenção na fonte passou a trabalhar com duas casas decimais (Açores).
  • Na regeneração de stocks nos comandos directos passou a ser possível regenerar a existência apenas de um produto específico.
  • Pode parametrizar um nome (conhecido como Nome de Guerra) para aparecer impresso nas Vendas ao Balcão antes do próprio nome da empresa.
  • Melhorada a sequência de escape (códigos de controle) quando é seleccionada a emulação tipo Epson nas Vendas ao Balcão.
  • Possibilidade de integrar módulos desenhados especificamente para um determinado cliente.
  • Melhorado o calculo do valor unitário sem IVA quando estão definidas mais de duas casas decimais nos valores (Exportação para o SAFT-PT).
  • Novo documento Recibo de Adiantamento (Talão de Adiantamento). Permite a emissão de um recibo nas impressoras de talões destinado a sinais sobre encomendas.
  • Novo documento Nota de Crédito (Talão de Reembolso). Tem a mesma funcionalidade que a nota de crédito normal mas destina-se às impressoras de talões.

Versão 7.7.05 - 17/05/2011

  • Quando se exporta para o SAF-T é criado o cliente "Consumidor Final" com o número 99999990 no caso de não existir no ficheiro de clientes.
  • Passou a ser possível configurar a quantidade por defeito nos documentos como sendo zero. Neste caso, se houver linhas sem quantidade preenchida quando terminar o documento, é avisado do facto e dada a possibilidade de continuar ou não. Configurável em Utilidades » Configurar programa > Compras, Vendas e Produtos » Documentos.

Versão 7.7.04 - 30/04/2011

  • O programa passou a fixar os dados introduzidos manualmente quando é efectuada uma venda a um cliente indiscriminado (por exemplo, Venda ao Balcão).

    No caso de Notas de Crédito (Devoluções) é aconselhável que se introduza o Número de Contribuinte do cliente para melhor identificação do crédito em consultas posteriores.

    O ficheiro com estes dados é criado e mantido de uma forma dinâmica sem intervenção do utilizador.
  • Os mapas de Documentos a receber e Pedidos de pagamento foram modificados de forma a contemplar a alteração explicada no parágrafo anterior.
  • O estado (faturado/vencido) de todos os documentos pode ser alterado nas Opções quando se está a visualizar esse documento (para os documentos que podem ter mais que um estado).
  • Melhorado o interface e corrigida a exportação de documentos anulados na opção de Exportação para o AstorSNC.
  • Melhorado o interface para a anulação de documentos quando se está a visualizar um documento.
  • Melhorado o interface para o controle de estado na conta corrente de clientes.
  • Corrigido o problema que por vezes ocorria quando se pedia para consultar um documento enquanto se estava a emendar outro documento. Esta possibilidade foi desactivada
  • Acertado o comprimento máximo do texto referente à lista de Guias de Remessa nas Faturas Resumo.
  • Melhoramentos no tipo de documento #20.
  • As vendas a clientes finais indiscriminados são exportadas para o SAFT com o número de contribuinte (especial) 999999990 não só para os clientes sem número de contribuinte preenchido (já existia) mas também para os clientes que tenham no número de contribuinte preenchido com CF (cliente final).
  • As Comissões a vendedores deixaram de inclui o valor do IEC no cálculo da comissão.
  • As Vendas a Dinheiro podem opcionalmente serem impressas nas impressoras de talões.

Versão 7.7.03 - 30/03/2011

  • Pequeno melhoramento no tipo de documento #16.
  • As Obras passaram a poder ser terminadas com Venda ao Balcão ou Proposta.
  • Melhoria no mapa de Produtos por cliente e Produtos por fornecedor.
  • Novo código para abertura das gavetas nos sistemas POS.
  • Corrigido um erro quando se fazia uma Fatura Resumo de compras em que todas as Guias de Remessa tinham o valor a zero.
  • Melhorado o controle sobre a faturação de Guias de Remessa quando está seleccionada a opção de juntar guias do mesmo cliente (Fatura Resumo).
  • Corrigido um erro raro quando o total de linhas da fatura resumo a emitir era exactamente mais uma que o máximo de linhas permitido.
  • Melhorado o cálculo dos valores dos descontos que afecta a variante do mapa de Resumo de Vendas com descontos incluídos.
  • Reintroduzido o tipo de documento #09 (documentos em papel de 8").
  • Reintroduzido o tipo de documento #10 (documentos em papel A5 horizontal").
  • Passou a ser possível alterar o número do fornecedor (Ficheiro de fornecedores > Lista > Botão direito do rato).
  • Alguns recibos apareciam com a "assinatura" do último documento emitido ou sem o texto "Processado por...". Todos os recibos passaram a escrever a frase "Processado por..." mas não são assinados digitalmente.
  • Por vezes era impressa uma folha em branco quando o número de cópias do documento estava configurado para 0 (zero).
  • A descrição das Vendas ao Balcão pode ser mudada no ficheiro INI quando se usa uma impressora que não seja POS (40 colunas).

Versão 7.7.02 - 18/02/2011

  • Alterações na impressão em 40 colunas:
    • Reactivada a possibilidade de imprimir outros documentos em 40 colunas.
    • Nos documentos que não sejam V.B., passou a imprimir a descrição da cópia (original, duplicado, etc).
    • Passou a imprimir o local de carga, descarga e transporte. Opcional nas V.B.
    • Passou a imprimir os textos obrigatórios nos documentos que não sejam V.B.
  • O Comando directo ZAPEXI passou a permitir limpar as existências de um único armazém.
  • Nas Folhas de Obra passou a ser possível usar o preço definido na ficha do cliente se o preço a usar nas Folhas de Obra for 0 (zero). Folhas de Obra sem cliente definido usam o preço 1.
  • Pequena melhoria na rotina de Limpeza de Históricos.

Versão 7.7.01 - 12/01/2011

  • Quantidades em negativo reintroduzidas nas Vendas e nas Compras. Note que apenas pode usar quantidades negativas para a devolução de produtos e não para efectuar descontos em valor (não aceita a quantidade em negativo se a referência começar por cardinal).
  • Redesenhado e reactivado o tipo de documento #26 (imprime 2 copias em A5 numa folha A4).
  • Reactivada a possibilidade das Guias de Remessa e Guias de Transporte serem impressas em A5 usando o tipo de documento #26.
  • Reactivada a possibilidade das Folhas de Obras serem impressas em A5 vertical ou horizontal.
  • Já não permite anular por engano documentos que já se encontravam anulados.
  • Corrigido um erro na exportação para o SAFT-PT que ocorria quando se incluiam documentos emitidos e anulados numa versão não certificada do programa.
  • A impressora a usar por defeito pode ser diferente da impressora pré-definida no Windows. Esta parametrização é configurável por computador e basta marcar a caixa que diz Usar sempre esta impressora neste PC na selecção de impressoras.
  • No tipo de documento #01, no caso de estarem configuradas casas decimais para as quantidades, o programa deixou de imprimir os zeros à direita da vírgula se a quantidade for inteira.
  • As Vendas ao Balcão em A5 passaram a imprimir a frase "O produtos foram disponibilizados...".
  • O texto para "IVA incluído" nas Vendas ao Balcão pode ser parametrizado no ficheiro INI.
  • Configuração das Vendas ao Balcão independente por posto de trabalho.
  • O nome na impressão das Vendas ao Balcão pode ser parametrizado no ficheiro INI. Os valores aceites legalmente são "Venda ao Balcão", "Talão de Venda" ou "Venda a Dinheiro" e respectivas abreviaturas.
  • Pequenas correcções e melhoramentos a algumas alterações introduzidas na versão anterior.

Versão 7.7.00 - 01/12/2010

  • Esta versão é a primeira que inclui a certificação de documentos conforme a Portaria 363/2010 publicada no Diário da República 1ª série, Nº 120 de 23 de Junho de 2010.
  • A exportação para o SAFT-PT foi modificada de forma a incluir a informação de certificação dos documentos que passa a ser obrigatória a partir de 01/01/2011.
  • Devido às novas exigências legais, todos os documentos que imprimiam em impressoras de agulhas (papel pré-impresso), ou que não podiam contemplar as novas alterações, foram desactivados.
  • As Faturas Resumo passaram a incluir sempre os produtos e deixou de ser possível emitir apenas o Resumo de Guias de Remessa.
  • Foram efectuadas mais de uma centena de pequenas alterações e algumas opções foram modificadas ou desactivadas para melhor compatibilidade com as alterações legais introduzidas.
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