Gestão Comercial AstorGes


Apresentação
O programa de Gestão Comercial AstorGes permite efectuar o controle de stocks, a facturação e o controle de contas correntes de clientes e fornecedores da sua firma.

Este programa funciona por módulos, e na sua versão mais completa inclui Gestão de Stocks, Emissão de documentos de Vendas, Gestão de Clientes, Controle de documentos de Compras e Gestão de Fornecedores. Tem ainda a hipótese de funcionar em Multi-Utilizador em sistemas de rede, com acesso simultâneo a vários utilizadores.

É nossa intenção oferecer um programa de Gestão Comercial que, embora mantendo as potencialidades principais de outros programas existentes, possa ser operado com muito mais facilidade. Foi pois nossa preocupação criar um programa que conduza facilmente o utilizador pelos seus vários menus, sem que isso se torne num verdadeiro quebra cabeças, ou que seja necessário um curso para a sua operação.

O funcionamento de todo o programa é auto-explicativo, incluindo linhas de ajuda. Para a sua boa utilização basta ter uma ideia de como todas as rotinas são interligadas.

Se quiser conhecer melhor o AstorGes:

Características principais

Stocks

  • Controle até 8 armazéns em simultâneo
  • 6 preços de venda diferentes, 4 sem IVA e 2 com IVA incluído
  • Preços de custo automáticos (médio, mínimo, máximo e último)
  • Classificação de produtos em famílias e subfamílias
  • Referência de produto alfanumérica com 15 caracteres
  • 2ª referência para o produto alfanumérica com 15 caracteres
  • Referência ou código de fornecedor alfanumérico com 15 caracteres
  • Entradas, saídas e transferências de armazém
  • Consulta imediata do histórico de um produto ou de todos os produtos a partir do manuseamento do ficheiro de produtos.
  • Os históricos de produtos podem ser consultados em qualquer sentido.
  • Melhoria no tratamento de produtos compostos com informação suplementar em tempo real.
  • Listagem de preços (4 variantes)
  • Listagem de referencias (4 variantes)
  • Listagem por fornecedor habitual
  • Listagem da existência actual valorizadas por armazém ou total
  • Listagem de existências por fornecedor
  • Listagem da existência acima do máximo
  • Listagem da existência abaixo do mínimo
  • Listagem de existências em negativo
  • Listagem de monos
  • Listagem do histórico normal de produtos
  • Listagem do histórico só entradas de produtos
  • Listagem do histórico só saídas de produtos
  • Listagem do total de entradas de produtos
  • Listagem do total de saídas de produtos
  • Listagem resumo de entradas de produtos
  • Listagem resumo de saídas de produtos
  • Emissão de etiquetas de produtos
  • Emissão de códigos de barras

Vendas

  • Emissão de documentos (facturas, recibos, vendas a dinheiro, etc.)
  • Vendas ao balcão com folha de caixa diária (resumo de vendas ao balcão)
  • Conta corrente de clientes
  • Facturação por resumo de guias de remessa valorizadas
  • Actualização automática de existência de stocks (saídas)
  • Actualização automática de conta corrente clientes
  • Visualização e segunda via dos principais tipos de documento
  • Transferência de armazém com emissão de guia de transporte
  • Controle de comissões a vendedores
  • Localização e filtragem de clientes introduzindo parte do nome ou da morada.
  • Localização e filtragem de clientes pelo numero de contribuinte.
  • Filtragem de clientes sem número de contribuinte, que não movimentam à mais de 6 meses, 1 ano ou 2 anos ou que nunca movimentaram nada.
  • Impressão da lista filtrada de clientes.
  • Possibilidade de desactivar clientes, podendo alguns mapas incluir ou não os clientes não activos.
  • Emitir documentos directamente a partir do manuseamento do ficheiro.
  • Dar como pagos documentos de vendas directamente a partir do manuseamento do ficheiro (conta corrente só dos documentos não liquidados).
  • Pagamento simples ou múltiplo a partir da visualização da conta corrente só dos documentos não liquidados.
  • Consulta imediata de contas correntes de clientes a partir do manuseamento do ficheiro.
  • As contas correntes podem ser consultados em qualquer sentido.
  • Consultar um documento ou imprimir uma segunda via a partir da conta corrente.
  • Filtragem da conta corrente (só facturas, só recibos, só débitos, só créditos, etc.).
  • Facturação de Guias de Remessa automatizada com possibilidade de selecção automática de Guias individuais, todas as Guias de um cliente ou todas as Guias por facturar.
  • Listagem do ficheiro de clientes
  • Listagem de contas correntes
  • Listagem de facturas vencidas a receber
  • Listagem do balancete de clientes
  • Listagem do resumo de vendas entre datas
  • Listagem do vendas por produto entre datas
  • Listagem do mapa recapitulativo
  • Listagem do comissões a vendedores
  • Emissão de cartas de pedidos de pagamento
  • Emissão de etiquetas de clientes
  • Listagem de guias de transporte, facturas à consignação e proforma, propostas e requisições internas

Compras

  • Recepção de documentos (facturas, recibos, compras a dinheiro, etc.)
  • Conta corrente de fornecedores
  • Actualização automática de stocks (entradas)
  • Actualização automática de conta corrente de fornecedores
  • Localização e filtragem de fornecedores introduzindo parte do nome ou da morada.
  • Localização e filtragem de fornecedores pelo numero de contribuinte.
  • Filtragem de fornecedores sem número de contribuinte, que não movimentam à mais de 6 meses, 1 ano ou 2 anos ou que nunca movimentaram nada.
  • Impressão da lista filtrada de fornecedores.
  • Possibilidade de desactivar fornecedores, podendo alguns mapas incluir ou não os fornecedores não activos.
  • Recepcionar documentos directamente a partir do manuseamento do ficheiro.
  • Dar como pagos documentos de compras directamente a partir do manuseamento do ficheiro (conta corrente só dos documentos não liquidados).
  • Pagamento simples ou múltiplo a partir da visualização da conta corrente só dos documentos não liquidados.
  • Consulta imediata de contas correntes de fornecedores a partir do manuseamento do ficheiro.
  • As contas correntes podem ser consultados em qualquer sentido.
  • Consultar um documento ou imprimir uma cópia a partir da conta corrente.
  • Filtragem da conta corrente (só facturas, só recibos, só débitos, só créditos, etc.).
  • Envio de avisos de lançamento a fornecedores
  • Envio de nota de devolução a fornecedor
  • Listagem do ficheiro de fornecedores
  • Listagem de contas correntes
  • Listagem de facturas vencidas a pagar
  • Listagem do balancete de fornecedores
  • Listagem do resumo de compras entre datas
  • Listagem de compras por produto entre datas
  • Listagem do mapa recapitulativo
  • Emissão de etiquetas de fornecedores

Vários

  • Actualização automática de preços por percentagem
  • Actualização automática da taxa de IVA em caso de alteração
  • Cópias de segurança para disquete, disco amovível ou no próprio disco
  • Reposição de cópias de segurança
  • Recuperação automática de ficheiros de indexação corrompidos
  • Limpeza total de um determinado ficheiro
  • Limpeza de históricos até uma determinada data
  • Limpeza de acumulados de clientes, fornecedores e produtos
  • Chaves de acesso ao programa níveis diferentes de utilização
  • Configuração de parâmetros de vendas
  • Pré visualização de qualquer mapa ou documento antes da impressão.
  • Exportação de qualquer mapa ou documento para um ficheiro PDF ou para um ficheiro gráfico (BMP, JPG, WMF, EMF, etc).
  • Envio de qualquer mapa ou documento directamente para o correio electrónico (E-Mail para o Outlook Express).
  • Editor de documentos completamente novo com mais funcionalidades (ainda mais rápido de operar após habituação).
  • Compatibilidade com as impressoras USB.
  • Pode trabalhar simultaneamente com o ficheiro de produtos, clientes, fornecedores e tabelas sem que tenha de fechar uma opção (janela) para abrir a outra.
  • Sistema de cópias de segurança melhorado e inteligente. As cópias são sempre comprimidas e o sistema guarda automaticamente no disco as últimas cinco cópias que foram efectuadas em dias diferentes.
  • Consultas em moeda estrangeira em tempo real.

Interface

As bases de dados do programa são constituídas por ficheiros de três tipos:
  1. Ficheiros DBF – São os ficheiros principais que contêm os dados.
  2. Ficheiros FTP – São os ficheiros que contêm os comentários.
  3. Ficheiros CDX – São os ficheiros de índice que permitem encontrar rapidamente a informação desejada.
Os ficheiros principais (DBF) são compatíveis com a norma referente ao FoxPro 2.6 ou posterior, permitindo assim a possibilidade de partilha de dados, ou a criação de novos repertórios (listagens) não previstos no programa. No entanto a intercepção de ficheiros a partir de outro programa compatível não deve alterar a estrutura dos ficheiros, nem criar, alterar ou anular registos. Se tal acontecer, aconselha-se que os ficheiros em causa sejam reindexados na opção própria para que não haja perca de acesso a dados.

O conjunto das bases de dados (DBF+FPT+CDX) são compatíveis com o FoxPro 2.6 para DOS ou Windows, tanto a nível de acessos como a nível de índices e partilhas. É por isso possível usar em simultâneo o programa de Gestão Comercial AstorGes com um outro feito em FoxPro desde que ambos os programas sejam versões Multi-Utilizador.



Novidades na versão em Windows
O AstorGes é para todos os efeitos um programa novo, pelo que se torna difícil enumerar quais as opções novas e melhoradas.

Se emigrou da versão anterior, o Astorcom, para esta nova versão, o AstorGes, pode encontrar a seguir uma lista de algumas opções que foram melhoradas ou que desapareceram.

O que desapareceu ?

O Astorcom é um programa nascido em 1987, pelo que ao longo dos anos foram sendo acrescentadas opções específicas para a necessidade de apenas uma percentagem pequena de clientes.

Muitas dessas opções específicas serão acrescentadas com o tempo e de uma forma mais eficaz, no entanto, e para já, algumas dessas opções irão ficar em falta.

O que há de novo ?

Ao longo do tempo foram sendo apresentadas sugestões e melhorias que foram agora introduzidas (estes são apenas alguns exemplos):

  • Localização e filtragem de clientes e fornecedores introduzindo parte do nome ou da morada.
  • Localização e filtragem de clientes e fornecedores pelo numero de contribuinte.
  • Filtragem de clientes e fornecedores sem número de contribuinte, que não movimentam à mais de 6 meses, 1 ano ou 2 anos ou que nunca movimentaram nada.
  • Impressão da lista filtrada de clientes e fornecedores.
  • Possibilidade de desactivar clientes e fornecedores, podendo alguns mapas incluir ou não os clientes ou fornecedores não activos.
  • Emitir ou receber documentos directamente a partir do manuseamento do ficheiro respectivo.
  • Dar como pagos documentos de vendas ou compras directamente a partir do manuseamento do ficheiro respectivo (conta corrente só dos documentos não liquidados).
  • Pagamento simples ou múltiplo a partir da visualização da conta corrente só dos documentos não liquidados.
  • Consulta imediata de contas correntes de clientes e fornecedores a partir do manuseamento do ficheiro respectivo.
  • Consulta imediata do histórico de um produto ou de todos os produtos a partir do manuseamento do ficheiro de produtos.
  • As contas correntes e os históricos de produtos podem ser consultados em qualquer sentido (ir ver um documento à frente e depois ver um anterior, etc.).
  • Consultar um documento ou imprimir uma segunda via a partir da conta corrente.
  • Filtragem da conta corrente (só facturas, só recibos, só débitos, só créditos, etc.).
  • Facturação de Guias de Remessa automatizada com possibilidade de selecção automática de Guias individuais, todas as Guias de um cliente ou todas as Guias por facturar.
  • Melhoria no tratamento de produtos compostos com informação suplementar em tempo real.
  • Pré visualização de qualquer mapa ou documento antes da impressão.
  • Exportação de qualquer mapa ou documento para um ficheiro PDF ou para um ficheiro gráfico (BMP, JPG, WMF, EMF, etc.).
  • Envio de qualquer mapa ou documento directamente para o correio electrónico (E-Mail para o Outlook Express).
  • Editor de documentos completamente novo com mais funcionalidades (ainda mais rápido de operar após habituação).
  • Compatibilidade com as impressoras USB.
  • Pode trabalhar simultaneamente com o ficheiro de produtos, clientes, fornecedores e tabelas sem que tenha de fechar uma opção (janela) para abrir a outra.
  • Sistema de cópias de segurança melhorado e inteligente. As cópias são sempre comprimidas e o sistema guarda automaticamente no disco as últimas cinco cópias que foram efectuadas em dias diferentes.
  • Consultas em moeda estrangeira em tempo real.
  • ... etc ...

Inicio da página
Copyright © 2013 Astormatica / J. M. Neves